Mensagem da Rede CLAMOR Brasil para o Dia Mundial do Migrante e Refugiado

A Rede CLAMOR Brasil, com o objetivo de articular a ação de atenção e integração de refugiados, migrantes e vítimas de tráfico humano, busca aproximar cada vez mais as instituições eclesiais atuantes na extensão do nosso País, e ser um elo de fortalecimento e maior visibilidade da missão junto às pessoas forçadas a migrar. Assim, com a instituições sendo estímulo e apoio entre si, estaremos contribuindo para manter viva a motivação dos diversos atores que, trabalhando de forma complementar e cooperativa, lutam para garantir a proteção dos direitos humanos das pessoas forçadas a deslocar-se ou expulsas de sua terra.

A Rede CLAMOR Brasil dirige-se a você neste momento para levar-lhe e fazer-se difusora da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial do Migrante e do Refugiado, a ser celebrado dia 26 de setembro 2021, que traz seu chamado à acolhida, à união, à fraternidade universal.

Sob o título “Rumo a um ‘NÓS’ cada vez maior” Papa Francisco dirige-nos seu apelo a que vivamos e difundamos a necessidade de promover uma sociedade mais inclusiva. Sua reflexão, que parte de vários textos bíblicos, permite compreender o valor inegociável da vida humana em base ao sentido mais profundo de sua dignidade e da comunhão na diversidade, elementos indispensáveis para orientar o caminho das comunidades rumo a um “nós” sempre mais amplo, um “nós” fraterno, um “nós” do tamanho da humanidade, como ele próprio expressa.

Ao meditar a mensagem que segue, tenhamos presente o apelo ao cuidado com a natureza, elo indissociável das condições de vida do ser humano e de todos os seres vivos que o Papa Francisco destaca reiteradamente “a fim de garantir que a nossa Casa comum seja devidamente cuidada, devemos constituir em nós um “nós” cada vez maior que leve a sério as suas responsabilidades, na profunda convicção de que todo bem feito ao mundo é um bem feito às gerações presentes e futuras”.

Com esta mensagem, Papa Francisco reitera o convite, e mais que um convite, o chamado à Igreja a sair para as ruas das periferias existenciais, ver e caminhar com o povo migrante, com os refugiados, acolhendo esta numerosa população que é expulsa de suas terras, de seus países, que é perseguida, que é vítima de guerras, de conflitos, de regimes, de catástrofes, de exploração e de tráfico de pessoas. É para esta missão que Jesus nos dirige seu chamado e nos dá seu exemplo.

Acesse aqui a Mensagem do Papa Francisco para o 107º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado