MENSAGEM DE APOIO E EM DEFESA DAS ADOLESCENTES, DE SUAS FAMÍLIAS, DAS LIDERANÇAS E DE TODA A COMUNIDADE VENEZUELANA
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) é uma organização da sociedade civil que atua há mais de vinte anos junto a pessoas migrantes e refugiadas, especialmente no Distrito Federal e em Roraima. Temos a oportunidade e satisfação de estar ao lado da comunidade venezuelana em São Sebastião, trabalhando em conjunto pela integração social, comunitária e econômica dos migrantes e refugiados na sociedade brasileira.
O IMDH tem em grande consideração o trabalho das lideranças comunitárias que sempre, com esperança e criatividade, buscam propiciar oportunidades para a superação das dificuldades e desafios que se apresentam no dia a dia, assim como promover condições de integração na sociedade. Nunca identificamos indícios de redes de prostituição ou de exploração sexual infantil envolvendo essas pessoas que, além dos esforços para sustentar-se e prover o sustento da própria família, dedicam-se generosamente à organização de atividades de apoio e de autoestima de seus compatriotas no Distrito Federal.
As falas e expressões do Presidente da República que circularam nestes últimos dias causaram grande preocupação e afetaram a comunidade venezuelana, principalmente mulheres e adolescentes. Além disso, estigmatizam a população venezuelana no Brasil e contribuem para a construção de estereótipos falsos sobre migrantes e refugiados que escolhem o Brasil como destino para reconstruir suas vidas e contribuir com o país que os acolheu.
Admirável é a capacidade de superação que vemos no dia a dia de nossa proximidade com esses migrantes e refugiados que, embora cheguem com poucos pertences, trazem a riqueza de sua vontade de ganhar dignamente seu sustento e disposição para contribuir como agentes de desenvolvimento em nosso país.
Migrar é um direito humano. A população venezuelana tem direitos no Brasil e luta cotidianamente pelo acesso à educação, à moradia, à saúde e ao trabalho. A nós, como sociedade brasileira, cabe-nos demonstrar o maior respeito aos venezuelanos e venezuelanas e atuar pela conquista de sua efetiva cidadania no Brasil.
O IMDH sente-se feliz e comprometido com esta causa. Está e continuará ao lado dessa comunidade, assim como busca fazê-lo, na medida de suas possibilidades, com todas as pessoas a quem pode estender a mão, em um caminhar conjunto ao lado de tantos colaboradores e voluntários que amplificam as ações muito além de onde nossos braços podem alcançar.
Brasília, DF, 18 de outubro de 2022
Ir. Rosita Milesi e Equipe do IMDH