Mensagem na abertura da Semana do Migrante e Dia Mundial do Refugiado

Entre os dias 13 e 20 de junho, acontece a Semana do Migrante, sendo no dia 20 o Dia Mundial do Refugiado. Em todo o Brasil reflete-se o tema “Migração e Diálogo” e o lema “Quem bate à nossa porta”? Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas apresenta uma reflexão sobre acolhida e diálogo.

Mensagem na abertura da Semana do Migrante e Dia Mundial do Refugiado

Estamos iniciando a Semana do Migrante 2021 que culmina no dia 20, quando celebramos também o Dia Mundial do Refugiado. O tema desta semana de reflexão e de ação é “Migração e Diálogo” e o lema “Quem bate à nossa porta”?

Acolher a alguém no verdadeiro sentido da palavra ACOLHER, já é um DIÁLOGO e dito ao inverso podemos dizer que DIALOGAR já é ACOLHER. Neste diálogo e acolhida aos migrantes e refugiados é muito animador e real o fato de que ambos os participantes do diálogo crescem, se enriquecem reciprocamente, na partilha da cultura, dos valores, da beleza interior, do potencial, dos talentos um do outro.

Pôr-se a caminho em conjunto, num caminho que não é necessariamente o caminhar físico, mas um andar, um avançar na troca de valores e na solidariedade. É ajustar o passo, de modo que quem tem mais força ajuda aquele ou aquela que está mais fraco, é colocar o que temos numa partilha que possa apoiar e dar suporte a quem tem menos ou nada tem.

E um terceiro ponto, é dar-nos conta, termos consciência de que a presença de outros e outras pode ser acirrar os ânimos do rechaço, da rejeição, da discriminação. Pode cerrar o coração, a porta, a fronteira a tudo e a todos. Às vezes a “zona de conforto” em que nos encontramos tenta superar-nos, dar-nos a ideia de que devemos proteger-nos individualmente. E este é um ponto de reflexão e análise que cada pessoa, cada comunidade, cada paróquia, cada instituição deve colocar-se para superar, para mudar o que for necessário, a fim de empreender este diálogo acolhedor aos migrantes e refugiados que batem à nossa porta, e que são membros da única família humana, com a mesma dignidade de todo o ser humano.

E convidamos a todos e todas a acompanharem durante a próxima semana, nas Redes Sociais do IMDH/Irmãs Scalabrinianas a campanha “Refugiados e Migrantes empreendedores”. Será uma bela oportunidade para conhecer e apoiar os talentos, a disponibilização e a contribuição que eles e elas trazem.

Tenhamos uma abençoada semana e que possamos celebrar com gratidão e alegria nossa acolhida dialógica ao Migrante e ao Refugiado! Deus abençoe a todos e todas.

Ir. Rosita Milesi
Diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas

11 de junho de 2021