Mulheres migrantes e refugiadas participam de encontro realizado pelo IMDH e parceiros

Para celebrar o Dia Mundial do Refugiado, o Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/ instituição ligada à Fundação Scalabriniana, realizou no dia 14 de junho um encontro com um grupo de mulheres migrantes e refugiadas. O evento foi uma parceira com o Grupo Mulheres do Brasil, o ACNUR e a Rede Mulher empreendedora.

Durante a tarde, as participantes puderam acompanhar palestras motivacionais e sobre empreendedorismo, colaborando com a valorização do empoderamento feminino e da construção de novas formas de qualificar as experiências de trabalho e geração autônoma de renda das mulheres migrantes. No encontro foi apresentada a plataforma Refugiados Empreendedores e, também, houve o depoimento de uma refugiada da Síria, a estudante Nana Jabbour, que é estagiária no IMDH.

Uma experiência de empreendedorismo
O encontro oportunizou a apresentação do negócio gerenciado por Amarilis, migrante venezuelana. Em parceria com seu marido, Gustavo, Amarilis oferece no bairro onde mora em Brasília o serviço de batatas fritas no cone, lanche rápido que tem grande procura por seus clientes. Também tem investido na venda de algodão doce no pote, produto distribuído nas padarias e mercados da região, com grande procura das crianças.

O investimento inicial para a aquisição dos equipamentos foi conquistado através do projeto “Oportunidades: Construindo pontes”, uma parceria do IMDH com a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O projeto conta com o financiamento da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).