Mulheres migrantes e refugiadas participam de roda de conversa no IMDH Solidário em Roraima

No dia 22 de abril, no Instituto Migrações e Direitos Humanos em Roraima (IMDH Solidário), estiveram reunidas mulheres migrantes e refugiadas para uma roda de conversa com o tema “Capacitação sobre o enfrentamento à Violência contra a mulher”. Ir. Rosita Milesi, diretora do IMDH, conduziu o encontro com as participantes, que contou também com a colaboração da equipe local do IMDH.

O objetivo da roda de conversa foi debater sobre as diversas formas de violência de gênero e doméstica contra as mulheres. O conhecimento da Lei Maria da Penha tem sido fundamental para que as migrantes e refugiadas, chegadas recentemente ao Brasil, se sintam amparadas frente a situações de violência. Além disto, conhecer o aparato e espaços onde podem procurar apoio e proteção contribui no empoderamento de mulher. A iniciativa de realizar estas rodas de conversa ocorre motivada pela necessidade de refletir e aprofundar a convicção de que a violência é uma gravíssima conduta contra a dignidade da pessoa e uma questão pública a ser enfrentada no âmbito dos direitos humanos e da luta por uma nova sociedade mais igualitária, sem opressão e exploração.

Conforme dados da Casa da Mulher Brasileira de Boa Vista (RR), de janeiro de 2019 a setembro de 2021 foram realizadas aproximadamente 10 mil denúncias de mulheres que sofrem todos os tipos de violência, na maioria dos casos cometida pelos seus companheiros. Conforme o Instituto Médico Legal (IML) 6 feminicídios foram consumados entre 2019 e 2020. Feminicídio é “o assassinato de uma mulher cometido por razões da condição de sexo feminino”, conforme Lei nº 13.104, de 9 de março de 2015.