No último sábado, 4 de dezembro, mulheres venezuelanas participaram de roda de conversa com o tema “Caminhos para o empoderamento econômico”. O encontro foi realizado em São Sebastião, região administrativa de Brasília (DF). A atividade foi realizada pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana, em parceria com o ACNUR e a Administração de São Sebastião.
O objetivo da oficina foi promover treinamento de economia familiar para mulheres venezuelanas e aconteceu dentro da programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher. O treinamento foi acompanhado de reflexões relacionadas a gênero e como estes papeis sociais impactam na relação das mulheres com dinheiro e na autopercepção delas em relação às suas próprias capacidades.
No roda de apresentação, as mulheres mencionaram seus sonhos profissionais e lembraram de outras mulheres que admiram. Em relação aos sonhos profissionais, muitas almejam abrir o próprio negócio ou trabalhar na profissão que exercia na Venezuela.