Nota de Gratidão: Pe. Virgílio Leite Uchôa

Faleceu nesta quarta, 10 de novembro, aos 84 anos, Pe. Virgílio Leite Uchôa, personalidade importante para a causa da migração, sendo um dos fundadores do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), em Brasília (DF). Pe. Virgílio foi membro do Conselho Fiscal do IMDH, até maio deste ano e pároco da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Migrantes, no Lago Oeste, em Brasília.

Prestou um importante serviço como assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), de 1968 a 2000. Também foi um dos fundadores da Comissão Brasileira de Justiça e Paz da CNBB, assim como da Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de Brasília.

No vídeo que comemorou os 69 anos da CNBB, divulgado dia 14 de outubro deste ano, o padre Virgílio reforçou o que, em sua avaliação, continua a ser o papel da entidade: “continuar sempre ser uma Igreja a serviço dos pobres do Brasil. Tem que ser desprendida e ter a consciência de que ela existe para servir mais do que ser servida”, disse.

O IMDH é grato, Pe. Virgílio, pela sua dedicação e empenho pela causa dos migrantes e refugiados, sendo presença firme na história de construção deste Instituto.

Brasília, 11 de novembro de 2021.

Diretoria e equipe de colaboradores do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas