A inscrição “Humilitas” é inspirada no lema do padroeiro Carlos Borromeo. A superiora geral, Irmã Neusa destaca que o logo “representa para nós um estilo de vida e um modo de agir”.
A X Assembleia Geral das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo (Scalabrinianas) decidiu relançar o novo logotipo da congregação que sempre esteve próxima dos migrantes e refugiados. Um novo plano de imagem, para um mundo verdadeiramente “sem fronteiras”, explicam. “Humilitas/Scalabriniane”: este é o logotipo, que quer expressar o carisma das religiosas envolvidas em todo o planeta, inspirado no lema Humilitas do padroeiro São Carlos Borromeo.
“Estamos presentes em vinte sete Países do mundo, caminhando com alegria seguindo os passos de Jesus Cristo, junto com os migrantes e os refugiados”, explica Irmã Neusa de Fátima Mariano, superiora geral das Scalabrinianas. “Este logotipo ilumina os aspectos mais significativos do nosso carisma e é baseado em valores e princípios congregacionais. Espero que seja cada vez mais compartilhada por religiosos e leigos para fortalecer a unidade, articulação e sinergia do nosso ser”.
Nas palavras da superiora, o novo logótipo “representa para nós um estilo de vida e uma forma de agir. Somos mulheres consagradas para a missão com os migrantes e os refugiados, vivemos uma espiritualidade do caminho. Na itinerância buscamos uma atitude permanente de encontro com o outro. Ser Irmãs Scalabrinianas hoje significa pensar em um mundo de paz, sem fronteiras, capaz de sustentar a esperança e a virtude dos pequenos. De acordo com o ensino bíblico, andamos humildemente com nosso Deus”.
Fonte: RomaSette