O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana (FS) vê com consternação e acompanha com grande apreensão o flagelo das populações dos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina diante das precipitações pluviométricas atípicas que configuraram a maior catástrofe natural da História do Estado gaúcho.
Nossas preces estão voltadas às famílias das mais de 50 vítimas confirmadas até o momento (4/5) no Rio Grande do Sul, com mais de 60 pessoas desaparecidas, e com as vítimas catarinenses, que também começam a ser registradas diante do aumento da enchente. O IMDH/FS se associa, também, às medidas de mitigação do sofrimento das famílias forçadas a deixar suas casas pela força ameaçadora das águas.
Neste momento de profunda dor e sofrimento, o IMDH aprecia os esforços e faz um apelo às autoridades pela atenção aos impactos da emergência climática mundial que estamos vivendo. Notadamente a frequência desses eventos está aumentando e é de conhecimento geral que as alterações do clima serão, no futuro próximo, uma das principais motivações para o deslocamento forçado de grandes populações, num processo migratório que nos desafiará a todos e todas nos anos que virão.
Nos próximos dias o IMDH/FS, em parceria com uma entidade social do RS, estará abrindo uma conta e desenvolvendo uma campanha para angariar recursos destinados a apoiar a quem só conseguiu salvar a própria vida, pois em termos de itens materiais e de sobrevivência inúmeras pessoas pouco ou nada conseguiram salvar. Desde logo, fica nosso apelo aos amigos e amigas que puderem colaborar nesta campanha.