IMDH presente no I Seminário Internacional Refúgio Acadêmico

Entre os dias 9 e 11 de novembro, aconteceu a primeira edição do Seminário Internacional Refúgio Acadêmico, realizada na Unicamp. O evento foi uma iniciativa colaborativa de pesquisadores do Brasil e França, para fortalecer o papel das universidades no enfrentamento às crises migratórias da atualidade.

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) esteve representado através da colaboradora Marianna Borges, assessora jurídica de Proteção, que participou da mesa “Refúgio e sociedade Civil”.

O seminário reuniu pesquisadores, estudantes, membros do poder público, jornalistas, ativistas dos direitos humanos e pessoas em situação de refúgio, de várias nacionalidades. A programação contou com mesas de debate, palestras, apresentações de pesquisas e performances artísticas. As atividades buscaram mobilizar iniciativas concretas de acolhimento humanitário e ampliar a repercussão do tema no debate público.

Em sua apresentação, Marianna apresentou o IMDH e o trabalho realizado, com foco nas atividades de incidência. “A apresentação tratou sobre o papel da sociedade civil na atenção a pessoas migrantes e refugiadas, bem como na defesa de seus direitos. As organizações da sociedade civil têm uma atuação fundamental junto à população migrante e refugiada no Brasil, em virtude de sua grande capilaridade em diversos estados e municípios do país. O atendimento direto é um aspecto central nessa atuação, que pode ter diversas frentes, como o apoio no acesso à documentação, à empregabilidade, à saúde, entre outros. Além disso, organizações da sociedade civil desempenham a função de articuladoras, seja com o poder público, organizações internacionais, universidades ou com outros agentes envolvidos na garantia de direitos e desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população migrante e refugiada”, destacou.