IMDH promove encontro com foco no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana realizou no dia 19 de outubro um encontro de capacitação para toda a equipe de trabalho sobre o combate ao tráfico de pessoas e contrabando de migrantes.

Buscando favorecer o diálogo, foi realizada uma roda de conversa com Eliane Alves, coordenadora do Comitê de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas da Secretaria de Justiça do Governo do Distrito Federal (GDF), e Adriano Moreira, servidor na mesma Secretaria, que proferiram uma ampla exposição sobre o tema. Toda a equipe de trabalho do IMDH participou, tendo sido uma oportunidade de capacitação e esclarecimentos de especial importância nesta atividade de acolhida e atenção a migrantes e refugiados.

É oportuno recordar que esta população normalmente está numa situação de alta vulnerabilidade, sendo uma situação favorável para que traficantes e aliciadores se aproveitam, enganando as pessoas com promessas que, depois, não se realizam. As pessoas acabam sendo vítimas de crueis situações, de exploração sexual e laboral, de tratamentos deprimentes e trabalho escravo.

O Comitê de Enfretamento ao Tráfico de Pessoas disponibiliza à sociedade e a quem individualmente necessita os seguintes serviços:
a) Presta apoio e atendimento psicossocial às vítimas e familiares que sofreram o crime do tráfico de pessoas;
b) Articula a rede de atenção e prevenção ao tráfico de pessoas;
c) Desenvolve ações e atividades de prevenção ao tráfico de pessoas em diversos espaços, públicos e privados.
d) Coordena o Comitê Distrital de Enfrentamento ao Tráfico de Seres Humanos e, desta forma, fortalece a rede de proteção.

A equipe participante avaliou como altamente positivo o encontro. Ir. Rosita Miseli, diretora do IMDH, através de correspondência dirigida à Sra. Eliane Alves, manifestou o seu agradecimento. “O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Fundação Scalabriniana, entidade social de atenção a migrantes e refugiados, sediada no Varjão, apresenta seu agradecimento pela valiosa Roda de Conversa realizada no dia 19 de outubro, com a equipe de colaboradores e voluntários do Instituto. Muito obrigada pela oportunidade que SUBAV/SEJUS/GDF nos propiciou de recebermos orientações competentes e esclarecedoras sobre o triste e lamentável Tráfico de Pessoas, bem como sobre o contrabando de migrantes”.

Que juntos – governo e sociedade civil – possamos cada vez mais atuar para prevenir que este crime aconteça e apoiar as vítimas em sua recuperação.