Evento em São Paulo marca o lançamento da publicação, que tem como objetivo contribuir para abordagens mais empáticas e comprometidas com fatos.
São Paulo, abril de 2019 – Já parou para pensar que a migração é um movimento inerente à história da humanidade? Há milhares de anos o ser humano, sozinho, em pequenos grupos ou mesmo em comunidades inteiras, viaja em busca de melhores oportunidades, condições climáticas mais favoráveis ou para fugir de situações de conflito, entre tantas outras razões. Por acreditar que entender as migrações é uma das formas de compreender o mundo e que os meios de comunicação são espaços de grande importância para dar visibilidade às virtudes e desafios gerados por esta mobilidade em escala mundial, um grupo de organizações sem fins lucrativos se reuniu para produzir a publicação ;Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia
para Comunicadores.
O Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), o portal MigraMundo e o FICAS, com apoio da Fundação Avina e do ACNUR, estão lançando a 1ª edição deste guia que tem como objetivo contribuir para abordagens empáticas e comprometidas com fatos. O conteúdo pretende auxiliar profissionais de comunicação a terem um melhor entendimento da temática migratória, com definições, referências do setor e indicações de boas práticas para reportagens. “Difundir uma visão positiva da migração, destacar sua potencial contribuição, eliminar o uso de termos discriminatórios, destacar a dimensão humanitária que deve prevalecer para uma acolhida digna ao migrante e ao refugiado, são todos elementos que podem ser destacados no lançamento deste Guia. De igual importância é a contribuição que pode representar em favor da integração desta população na sociedade brasileira”, declara Rosita Milesi, diretora do IMDH.
A publicação tem o objetivo de sensibilizar os comunicadores para o uso de uma linguagem que ajude a construir uma imagem mais positiva dos migrantes e refugiados no Brasil e esperamos que ajude a desconstruir alguns mitos em relação a esse tema, afirma Rogenir Costa coordenadora programática da Fundação Avina no Brasil. “A elaboração do Guia foi uma rica experiência de construção coletiva entre as organizações envolvidas, que nos possibilitou aprendizagens significativas e o desejo de continuar trabalhando conjuntamente”, completa.
O lançamento
O primeiro evento de lançamento será no dia 3 de maio de 2019, das 9 às 12 horas, em São Paulo, e contará com uma roda de conversa sobre migração na sede do FICAS, na Vila Mariana. As vagas são limitadas e destinadas a jornalistas e comunicadores que se interessem pelo tema. A presença deve ser confirmada pelo e-mail comunicacao@ficas.org.br.
Cada participante receberá uma versão impressa da publicação. Futuramente, uma versão digital do Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores; também será disponibilizada de maneira gratuita nos canais de comunicação dos organizadores.
Além do evento em São Paulo, também estão previstos encontros de lançamento em Brasília (DF) e Boa Vista (RR), com datas a definir.
Serviço
Evento: lançamento do Migrações, Refúgio e Apatridia – Guia para Comunicadores
Data: 3/mai/19, às 9 horas (café da manhã) e das 10 às 12 horas (roda de conversa)
E-mail para contato: comunicacao@ficas.org.br