Aconteceu de 11 a 14 de julho, no Panamá, o Seminário Continental: “Personas migrantes, refugiadas y deslocadas”, organizado pela Conferência Latino-americana de Religiosos e Religiosas (CLAR), contando com a participação de 36 pessoas, representando 14 países.
Ir. Rosita Milesi, diretora do Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH), esteve presente no Seminário Continental acompanhada da equipe das irmãs Scalabrinianas e da Fundação Scalabriniana.
Ao final do encontro foi divulgado uma mensagem de declaração final, trazendo os compromissos a serem assumidos pela Vida Consagrada, Igreja e sociedade.
“Irmãs e Irmãos de Vida Consagrada, reunidos na Cidade do Panamá, leigos, consagrados e consagradas, migrantes e pessoas de boa vontade, encontramos, ouvimos, observamos e abraçamos com fé e amor as pessoas (mulheres, homens, meninas, meninos, adolescentes ) que chegaram de outros países após cruzarem o Darién em etapas complexas de sua mobilidade migratória e processos de alta vulnerabilidade. Nas nossas reuniões e diálogos renovamos e fortalecemos o nosso compromisso com a missão ao lado dos migrantes, refugiados e pessoas deslocadas, enfatizando quatro pontos”
Declaração final do Seminário Continental: Personas migrantes, refugiadas y deslocadas