Projeto “Direitos Humanos e Infâncias em Movimento ” é apresentado a comunidade de Boa Vista

Instituto Migrações e Direitos Humanos/Irmãs Scalabrinianas, Paróquia da Consolata/Diocese de Roraima e União Marista do Brasil apresentaram à comunidade paroquial, neste domingo, dia 19 de maio, o Projeto “Direitos Humanos e Infâncias em Movimento – DHIM”, idealizado e preparado pelas citadas instituições para atender e promover entretenimento, lazer e educação para crianças e adolescentes, refugiadas, migrantes e brasileiras, na faixa etária de 4 a 12 anos.

Na Celebração Eucarística de apresentação do projeto à Comunidade paroquial estiveram presentes os representantes das entidades promotoras: Irmão Antonio Raí, Irmão Danilo e Irmao Zeferino(UMBrasil), Irmã Rosita Milesi e Irmã Ana Beatriz Minúscoli, (IMDH/Irmãs Scalabrinianas); Aurea Cruz (Paróquia da Consolata), os quais foram acolhidos pelo Pároco, Pe. Revislande Araújo  e por toda a grande comunidade presente na Celebração. Foram apresentados também os monitores: Natanael, Nazaré, Miguel, Aimé e Geslaine, que estarão dedicando seu serviço diário às crianças.

Após apresentação de toda a equipe, o Pároco fez uma emocionante celebração de envio, pedindo a Deus que acompanhasse os passos e os trabalhos em favor e junto às crianças migrantes e brasileiras, e convidou toda a comunidade e interceder a bênção de Deus sobre cada uma e cada um dos integrantes  colaboradores do novo serviço a ser iniciado na Paróquia.

Já foram implementadas quase todas as etapas preparatórias para o início as atividades – ambiente físico, materiais necessários, capacitação de monitores – mas ainda faltam algumas providências. Contudo a previsão é de estarem concluídas até dia 31 de maio. Assim, já partir do dia 01 de junho, o projeto estará em funcionamento (na prática, o início as atividades ocorrerá no dia 03/06, segunda-feira). Para as Irmãs Scalabrinianas, esta data de 01 de junho, será particularmente significativa, pois a Congregação celebra o dia do Fundador – Beato J. B. Scalabrini. Mais do que nunca, uma data significativa, pois a Congregação tem em sua missão a atenção prioritária a mulheres e crianças migrantes e refugiadas. O Serviço Itinerante das Irmãs Scalabrinianas vive mais uma expressão de sua presença junto e em favor dos migrantes e refugiados em situações de emergência.

Ir. Rosita expressou a imensa alegria que esta iniciativa representa para o IMDH/Irmãs Scalabrinianas, dizendo: “As crianças são as preferidas de Jesus, são a esperança e a alegria da humanidade, são uma presença carinhosa que move os corações, mas são, também, criaturinhas frágeis e delicadas que necessitam de carinho, proteção, cuidados e de oportunidades de convivência onde possam conhecer melhor e cultivar, em seu processo de crescimento, os valores essenciais e norteadores de sua vida com dignidade e cidadania. Desejamos somar nossa contribuição à de muitos outros atores, na sociedade, especialmente, à família, nesta missão em favor e junto às próprias crianças, que tanto nos ensinam com seu sorriso e alegria!”.