Rede Clamor Brasil em união, oração e apoio às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul

A Rede CLAMOR Brasil, que congrega mais de 20 instituições eclesiais que trabalham com refugiados, migrantes e no enfrentamento ao tráfico de pessoas, expressa solidariedade ao povo do Rio Grande do Sul, atingido pelas fortes chuvas que vem ocorrendo nos últimos dias, causando mortes e destruição em grande parte do Estado.

A Rede volta seu carinho e solidariedade de maneira singular aos migrantes e refugiados residente no Estado do Rio Grande do Sul, os quais já viviam, com esforço, um processo de reconstrução de sua vida em nosso país e que neste momento sofrem frente às consequências das inundações e destruição que as chuvas vêm causando.

Hoje, 5 de maio, já são mais de 66 mortes e dezenas de desaparecidos. Milhares de pessoas precisaram abandonar suas casas e estão ao abrigo de espaços públicos, escolas, casas de parentes e amigos. Dos 497 municípios do Rio Grande do Sul, 300 foram afetados pelas fortes chuvas, cujas consequências por ora é impossível calcular. A situação é alarmante. Infelizmente, podemos dizer uma catástrofe socioambiental. A natureza revelando as consequências dos maus tratos que vem sofrendo, impactando a todos, mas especialmente às famílias mais vulneráveis.

Ao mesmo tempo em que nos solidarizamos com o povo que vive esta situação, são animadores os sinais de fé, de solidariedade, de apoio que chegam de todos os cantos do Brasil, alimentando a esperança e a força que a generosidade coloca em comum para reconstruir juntos o que infelizmente foi devastado. Às famílias que perderam entes queridos vai nossa oração e profunda solidariedade.

Unidos ao Regional Sul 3 (Rio Grande do Sul) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), deixamos aqui o apelo a contribuições pelo PIX 33685686001041 (CNPJ da CNBB/Sul3).
É tempo de oração, solidariedade e reconstrução!

Brasília (DF), 05 de maio de 2024