Estão abertas as inscrições para o XVII Encontro da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR). A edição de 2021 terá como tema “Migração e refúgio: acolhimento, proteção e integração em tempos de pandemia”. O encontro acontece de forma remota, através de plataforma digital.
O encontro acontece nos dias 5, 7, 19 e 21 de outubro, das 9 às 12 horas. Serão abordados temas como acolhimento, proteção e integração de migrantes e refugiadas/os, além de um olhar para grupos vulneráveis e uma conversa com representantes do poder público.
Uma rede de solidariedade
A RedeMiR congrega instituições presentes em todas as regiões do Brasil. Articulada pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH)/Irmãs Scalabrinianas, com apoio do ACNUR, e outros parceiros e voluntários, a RedeMiR está unida no compromisso humanitário da atenção e reassentamento de refugiados e refugiadas, defesa de direitos, promoção e integração de migrantes presentes no Brasil ou em regiões fronteiriças, atuando com políticas públicas.
Cada instituição participante tem sua autonomia, estrutura, objetivos e formas de atuação próprias. Estão unidas pelo denominador comum do respeito e defesa dos direitos humanos no tema das migrações contemporâneas, com a convicção de que todos precisamos de apoios, parcerias, articulações e soma de esforços para políticas e ações eficazes e solidárias.
A Rede Solidária para Migrantes e Refugiados está disponível no site migrante.org.br, onde podem ser encontrados os endereços das várias instituições que a integram. Cada Estado conta com uma ou mais entidades.
A inscrição para o XVII Encontro da RedeMiR pode ser realizada através deste link