X Assembleia Geral das Irmãs Scalabrinianas: olhos voltados para os migrantes no mundo

Está em andamento até o dia 29 de janeiro a reunião da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlo Borromeo no Brasil sobre o tema “Revitalização da vida consagrada scalabriniana em chave carismática, ecológica e sinodal”. Segundo a superiora, “os desafios do mundo migrante ainda estão entre as prioridades do planeta”

Três meses após a canonização do fundador, o apóstolo dos migrantes São João Batista Scalabrini, a Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeo/Scalabrinianas está prestes a iniciar sua X Assembleia Geral. O evento começa hoje, 16 de janeiro, até domingo, 29, no Instituto São Carlo, em Caxias do Sul (RS, Brasil), e tem como tema “Revitalização da vida consagrada scalabriniana em chave carismática, ecológica e sinodal” e como um lema: “Deixe a riqueza das nações entrar em você (Isaías 60, 11)”. Será um evento internacional com a participação de irmãs de 27 países ao redor do mundo, onde as irmãs missionárias scalabrinianas estão na linha de frente para atender os migrantes.

Irmã Neusa: assembleia preparada e vivida em todas as comunidades
“A Assembleia Geral é um evento cheio de graça para a Congregação e para a Igreja e todas as irmãs são convidadas a sentir-se parte dela, desde a sua preparação até a sua realização”, sublinham as scalabrinianas. A superiora geral, Irmã Neusa de Fátima Mariano, na circular de convocação, pede que a assembléia seja “preparada e vivida em todas as comunidades, com orações, estudo e celebrações eucarísticas, em atitude de escuta e abertura ao Espírito Santo para acolher o chamado de Deus para a nossa Congregação neste momento histórico”. “Realizamos esta assembléia em plena sintonia com todas as diversas realidades que, no mundo e também na Itália, tratam da migração e seguindo as orientações do Papa Francisco – continua Irmã Neusa – Os desafios do mundo migrante continuam entre as prioridades do planeta, um momento de grande crise global”.

Fonte: Vatican News