Haitianos celebram a Festa Nacional da Independência e organizam associação em Brasília

O Haiti celebra, em 1º de janeiro, a festa nacional – o Dia de Independência

O Haiti celebra, em 1º de janeiro, a festa nacional – o Dia de Independência. A revolta de Saint-Domingue, que começou em 1791, obteve sucesso, alcançamdo a independência do país em 1º de janeiro de 1804. O Haiti foi a primeira nação independente da América Latina. A Revolução Haitiana é considerada como um momento decisivo na história dos africanos não apenas no Haiti, como também em todo o novo mundo.  

Foi uma alegria reunir, em 1º de janeiro de 2014, a comunidade haitiana de Brasília, organizar com eles e elas o encontro e celebrar esta festa tão significativa para a comunidade. O Cônsul do Brasil no Haiti, Sr. Vitor Hugo Irigaray, que se encontrava em férias em Brasília, esteve com o grupo, proferiu palestra, esclareceu dúvidas e festejou conosco esta data. Igualmente, marcou presença a professora Lucia Barbosa, Diretora do NEPPE/UNB, com o qual o IMDH tem parceria para aulas de português para refugiados e imigrantes.  

Ponto marcante foi o lançamento da proposta que há tempo vinha sendo refletida nos encontros informais e frequentes visitas dos haitianos ao IMDH: a organização de uma associação de haitianos. A ideia já constou na pauta da preparação da Festa Nacional. Avançou com a troca de opiniões, consultas, identificação de necessidades, aproximação dos próprios haitianos residentes nas diversas cidades satélites de Brasília. Eles residem no Varjão, Núcleo Bandeirante, Santa Maria, Paranoá, Ceilândia, Guará, São Sebastião, Taguatinga, Candangolândia, Riacho Fundo II, Gama, Estrutural, Plano Piloto, e possivelmente em outras regiões também. Estamos felizes por ver que, passo a passo, os haitianos e haitianas residentes no DF vão se organizando e fortalecendo o espírito da união e de comunidade de apoio.

Parabéns, Haitianos e Haitianas!