ACNUR e a assistência aos refugiados foi tema do terceiro dia do Encontro da RedeMir

O terceiro dia do encontro anual da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados (RedeMiR) teve como tema “ACNUR e a assistência aos refugiados em tempos de pandemia”. Realizado de forma virtual, o encontro foi dinamizado pelo ACNUR, agência da ONU para Refugiados, que completa 70 anos de atividade, buscando garantir em sua atuação que qualquer pessoa possa exercer o direito de receber asilo em outro país e, caso assim deseje, regressar ao seu país de origem.

O ACNUR é uma organização global dedicada a salvar vidas, a proteger os direitos e a construir um futuro melhor para pessoas refugiadas, deslocadas internos e apátridas. No Brasil, conta com o apoio de organizações parceiras para cumprir seu mandato de proteção.

Segundo dados atuais sobre o deslocamento forçado no mundo, 79,5 milhões de pessoas foram forçadas a se deslocar em todo o mundo, 26 milhões de pessoas são refugiadas, 45,7 milhões de pessoas são deslocados internos, 4,2 milhões de pessoas são solicitantes de reconhecimento da condição de refugiado e 4,5 milhões de pessoas são de nacionalidade venezuelana e estão deslocadas. No Brasil, segundo a Polícia Federal, 191.499 pessoas solicitaram o reconhecimento da condição de refugiado no País. Dessas, cerca de 102.504 mil pessoas são venezuelanas.

O ACNUR colabora com diferentes instituições para proteger e ajudar pessoas refugiadas e buscar soluções duradouras junto a Governos, Organizações intergovernamentais, Organizações não governamentais, Agências da ONU, Organizações comunitárias, Universidades, Poder judiciário e Setor privado.

Tem seu escritório sede em Brasília desde de 2004 e escritórios de terreno em Manaus/AM (2007), São Paulo/SP (2013), Boa Vista/RR (2017), Pacaraima/RR (2018) e Belém/PA (2019). São parceiros: Governos Locais e Estaduais, Governo Federal – Ministérios, Operação Acolhida, Organizações da Sociedade Civil (em 2020, 20 acordos de projetos financiados pelo ACNUR vigentes), Academia – Cátedra Sérgio Vieira de Mello: 23 Universidades e Setor privado.

Próximo encontro será nesta quinta

No dia 22, quinta-feira, será realizada a quarta sessão do Encontro Anual da RedeMiR com o tema “Integração dos refugiados e migrantes: práticas e desafios “