O XIV Encontro Nacional da Rede Solidária para Migrantes e Refugiados aconteceu entre os dias 5 e 7 desta de novembro de 2018. Nesta edição, foram reunidas 36 entidades da sociedade civil de todas as regiões do país para discutir e apontar caminhos à acolhida, proteção e integração dos migrantes, refugiadas/refugiados e apátridas no território nacional.
Organizado anualmente pelo Instituto Migrações e Direitos Humanos (IMDH) e o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados(ACNUR) (com apoio da CNBB, Fundación AVINA, SJMR, Irmãs Scalabrinianas, Diocese de Roraima e OIM), o Encontro busca propiciar o fortalecimento das organizações que fazem apoio direto aos migrantes em seu cotidiano, auxiliando e contribuindo para sua integração na sociedade.
“O Brasil e os fluxos migratórios atuais, com destaque para a migração venezuelana: acolhida, hospitalidade e integração” foi o tema central discutido em coletivo nestes três dias de trabalho. Diante do fluxo migratório venezuelano, as entidades da sociedade civil, em especial da Região Norte, deram um panorama profundo sobre a recepção e acolhida das pessoas venezuelanas que estão migrando pela fronteira Norte, a partir de Roraima, e se deslocando para as outras regiões do Brasil.
Com o compartilhamento de saberes e fazeres, na troca de experiências sobre as questões que envolvem os migrantes de Norte a Sul do país, a RedeMIR se fortalece para continuar a cumprir seu papel humanitário e social frente às demandas derivadas dos fluxos migratórios. Continuaremos organizadas e organizados, em solidariedade, para a garantia da cidadania universal plena a todos os seres humanos, na qual nenhum Estado tem direto de ignorar, violar ou subestimar.
Agradecemos imensamente a presença de todas as entidades, e esperamos vocês para o nosso próximo encontro. Até ano que vem!